Começa a disputa no Geribá (RJ)

Foto: Bodyboarder Isabela Sousa

O Búzios Bodyboarding 2009, décima primeira etapa do circuito mundial IBA (International Bodyboarding Association), começa nesta quarta-feira (30/9) na praia de Geribá, Búzios (RJ).

Os catarinenses Luis Villar e Eder Luciano têm boas chances de terminar a temporada entre os tops do ranking mundial. Eder, vencedor da etapa de Viana, Portugal, ocupa atualmente a 14ª posição, enquanto Luis é o 19º no geral.

A etapa oferece 1000 pontos no ranking, além de US$ 35 mil em prêmios. “No momento estou entre os tops-16. Agora vou com tudo para Búzios, onde somente o primeiro lugar me interessa. Quero terminar o ano entre os cinco primeiros para depois começar bem a temporada em 2010”, explica Eder Luciano.

Assim como Eder, Luis Villar acredita que um bom resultado em Búzios é de extrema importância para suas pretensões no restante da temporada. “Um evento no Brasil é sempre difícil, mas com estou confiante com meus treinos e louco para garantir a vitória. Espero conseguir trocar meu resultado para subir no ranking e ter boas condições nos próximos eventos”, afirma Villar.

Além dos homens, o disputa do mundial também acontece entre as mulheres. Atualmente na sexta posição do tour, a cearense Isabela Sousa tem reais condições de brigar pela conquista da temporada, mas para isso precisa de um bom resultado no torneio.

“Atualmente ocupo a 6ª posição no ranking, mas como não tenho dois bons resultados, quero trocar minha pontuação para continuar na briga pelo título mundial. Sou brasileira e não desisto nunca, ainda acredito na conquista do título”, confia Isabela.

Terceira colocada no ranking mundial de 2008, Isabela aposta no aproveitamento em ondas grandes para conseguir uma boa colocação em Búzios.

“Minhas expectativas são enormes. Ando muito feliz com as minhas performances e este é um grande momento para aprender comigo mesma até onde posso chegar. Estou com boas vibrações, pois me sinto muito bem na Região dos Lagos”, frisa a atleta, fazendo referência ao local da competição.

Outro fator que pode ajudar a competidora é a previsão de ondas esperadas para os cinco dias de competições na praia de Geribá. Elas apontam ondulações de até 2,5 metros, o que ajudaria a competidora, que sempre tem ótimos rendimentos em mares grandes.

As maiores adversárias da atleta na competição serão a capixaba Neymara Carvalho, tetracameã mundial e atual líder do tour, a espanhola Eunate Aguirre, além das brasileiras Maylla Venturin e Jéssica Becker.

Por: Danilo Caboclo. [Waves]

0 Comentários: